BEM VINDOS

Bem vindos ao meu blog, onde estão postados textos, mensagens e reflexões sobre educação e temas afins.
Reações aos textos podem ser enviadas para o e-mail urstrauss@terra.com.br.

Quem sou eu

Minha foto
"O SEGREDO DE UM GRANDE LÍDER É SER, ACIMA DE TUDO, UM GRANDE SER HUMANO." (James Hunter, autor de "O Monge e o Executivo"). e-mail: urstrauss@terra.com.br

Total de visualizações de página

domingo, 17 de junho de 2012


A ESCOLA É A CARA DO SEU DIRETOR

Esta frase “A escola é a cara do seu Diretor” eu escutei várias vezes em reuniões, encontros e seminários.
Se a escola é limpa, as coisas no lugar, não há sujeiras no pátio e as paredes e mesas não estão riscadas, provavelmente o seu Diretor também tem este perfil. Seu visual é asseado, costuma se vestir bem, é organizado, tem uma agenda organizada, enfim, é metódico e assim também é a escola.
O Diretor está à frente dos professores, pedagogos e funcionários. É ele que recebe as primeiras manifestações dos pais, normalmente em forma de queixas e reclamações. O Diretor precisa lidar com os alunos sem disciplina, cumprir prazos e representar a instituição.
A capacitação técnica é indispensável para o bom andamento dos processos administrativos e há a convicção de que no Brasil a profissionalização e capacitação dos Diretores começou muito tarde.

De todos os elementos importantes para um Diretor, o principal é adquirir a confiança de seus subordinados e exercer a boa autoridade. O bom Diretor precisa mostrar que entende daquilo que está falando. Não pode demonstrar insegurança sobre o tema que está abordando.

Um Diretor é testado constantemente, mas é nos momentos de crise que ele é testado com mais intensidade. Ele precisa saber se relacionar com sua equipe, principalmente quando surgem as divergências e situações tensas. Nestes casos, o diálogo é a base de toda boa relação e da solução de conflitos. Por outro lado, os princípios, regras e objetivos da instituição precisam estar claros, para que as situações de crise possam ser contornadas da forma mais tranquila possível.
Há anos atrás, ter uma visão estratégica ou alta capacidade em gestão não era o principal objetivo a ser esperado para um Diretor Escolar. Estes aspectos estavam vinculados basicamente a ambientes empresariais.
Atualmente, apesar de o perfil dos atuais Diretores já ser mais profissionalizada, ainda há muito a desejar, especialmente na rede pública. Muitos são os casos onde os gestores são escolhidos por serem populares e não possuem uma preparação para uma gestão estratégica e para a gestão do planejamento e acompanhamento das ações.
Nas escolas públicas, as escolha dos gestores entre o seu Corpo Docente, sem a possibilidade de trazer alguém capacitado de fora; os mandatos curtos e as trocas constantes na Direção são sérios problemas que impedem a continuidade na gestão e uma gestão eficiente.
Antes de mais nada, é preciso entender que o fim último de toda instituição de ensino é a educação dos alunos. Por isso, o foco principal de toda instituição é o PEDAGÓGICO. O administrativo é o suporte, é o que faz a máquina funcionar, mas o planejamento precisa partir do pedagógico.
No entanto, não basta escolher um Diretor que tenha um excelente perfil pedagógico, se este não tiver a excelência no perfil administrativo. É preciso que ocorra um equilíbrio entre os dois. Havendo dificuldades em algum dos aspectos, há que se assessorar-se de pessoas adequadas na sua equipe e que preencham eventuais lacunas existentes.
A escolha de pessoas com perfil adequado para a equipe de trabalho do Diretor é um aspecto da mais alta importância. Lacunas neste aspecto ou dificuldades com algum integrante da equipe trazem implicações diretas à imagem do Diretor.
Enfim, o Diretor não é um Super-Homem dentro da escola, aquele que tem respostas para tudo e que consegue resolver todas as situações, mas certamente a escola vai ter a cara deste Diretor.

Prof. Uwe Roberto Strauss
e-mail: urstrauss@terra.com.br
www.educadorpontocom.com

Nenhum comentário: