BEM VINDOS

Bem vindos ao meu blog, onde estão postados textos, mensagens e reflexões sobre educação e temas afins.
Reações aos textos podem ser enviadas para o e-mail urstrauss@terra.com.br.

Quem sou eu

Minha foto
"O SEGREDO DE UM GRANDE LÍDER É SER, ACIMA DE TUDO, UM GRANDE SER HUMANO." (James Hunter, autor de "O Monge e o Executivo"). e-mail: urstrauss@terra.com.br

Total de visualizações de página

sábado, 9 de junho de 2012


É PRECISO REVISAR O BAÚ

Com o passar do tempo, acumulamos muitas coisas em caixas, baús e outros recipientes. Quem é que já não tirei um dia para limpar gavetas, caixas, baús, armários e tantos outros espaços onde guardamos quinquilharias acumuladas com o passar dos anos. São recortes, textos, livros, fotografias e tantos outros objetos que guardamos e acumulamos.

É preciso aprender que nada é definitivo em nossa vida... As pessoas passam e nos marcam... algumas permanecem e outras não...
É preciso aprender e entender que na vida nada é por acaso. Há pessoas que entram nas nossas vidas porque têm algo a oferecer e acrescentar. Outras, porque precisam de nós para resgatar algo. Mas também há aquelas pessoas que passam pelas nossas vidas e se tornam um entrave, um obstáculo a ser superado, uma simples pedra no caminho.

Muitas vezes precisamos aprender a nos desligar de coisas, pessoas e situações do passado. Saber dizer adeus aos relacionamentos é ter coragem de perceber que o Criador age em nós fazendo o que deve ser feito.
Quer viver mais leve? Aceite que é preciso dizer adeus a relacionamentos que muitas vezes se tornaram gastos e que dos quais você precisa ter coragem de se desapegar.

Nos últimos anos tenho aprendido que não posso lidar com aquilo que não consigo controlar. Não é não conseguir controlar por não saber ou não ter condições. Mas é não conseguir controlar porque não está ao meu alcance, não faz parte do meu dia a dia. Portanto, não me cabe querer controlar ou gastar uma energia enorme para tentar controlar.
Aprendi, com isso, a me ocupar com aquilo que depende de mim. Aprendi a me desapegar de tudo aquilo que não me acrescenta nada. Aprendi a me desapegar de tudo e de todos que me fazem ter um sentimento de mal estar.
Tenho a mais absoluta certeza de que não corro qualquer risco de também acabar me desapegando de quem me quer bem. O amor verdadeiro não se desapega.
No início é doloroso, há resistência. Mas mais doloroso é tentar segurar o que, na verdade, quer ir.

Não nascemos para nos apegar a nada e a ninguém. A liberdade é inerente ao Ser Humano. Assim também Deus disse a Abraão, em Gênesis 12: “Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa do teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.

É preciso ter um momento na vida onde paramos, revisamos o nosso baú, eliminamos coisas, objetos, conceitos e pessoas que não nos acrescentaram nada.
É preciso ter um momento onde, depois de eliminados os excessos e o que não acrescenta nada, ficar apenas com aquilo que nos faz algum bem, com aquilo que nos acrescenta, com aqueles que se somam a nós. O resto é descartável. Quando aprendemos a fazer isto, a vida vai nos levar para onde deveríamos  estar.
É preciso apagar o ontem ao anoitecer. Se conseguirmos nos desapegar do passado, dos objetos, das pessoas e de conceitos de outrora, que não acrescentam mais (ou nunca acrescentaram coisa alguma), a aurora de um novo amanhecer pode nos iluminar e nos colocar em contato com novas alternativas que talvez, antes, nem pudessem ter sido percebidas.

Prof. Uwe Roberto Strauss
www.educadorpontocom.blogspot.com
e-mail: urstrauss@terra.com.br



Nenhum comentário: